Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48824

Comparte esta pagina

Título : Utilização de livro paradidático no ensino de ecologia no ensino médio
Autor : FRANÇA, Heitor Ayres Belo
Palabras clave : Livro paradidático; Ensino de ciências; Biologia - estudo e ensino; Sequência didática
Fecha de publicación : 11-may-2022
Resumen : Para a formação do estudante enquanto cidadão crítico, é de suma importância desenvolver nele a habilidade de ler e compreender textos através da lente da ciência. Para isso, é necessário que o professor utilize materiais e recursos de diversos tipos, expondo os alunos a diferentes linguagens. O objetivo deste trabalho foi produzir um livro paradidático para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de Ecologia no ensino médio. Como metodologia para desenvolver o roteiro do livro paradidático foi seguido a narrativa clássica da “Jornada do Herói” proposta por Joseph Campbell. O livro paradidático produzido recebeu o título de “Sofia na floresta da sabedoria” e buscou conectar-se com o aluno por meio de temas fantásticos, presentes na literatura infanto-juvenil. Como proposta de ensino, também foi sugerida uma Sequência Didática Investigativa e dividida em momentos pedagógicos, reforçando a importância da participação do aluno. A sequência didática utilizou o livro paradidático aqui apresentado, relacionando os conceitos apresentados com trabalhos desenvolvidos pelos alunos, tendo sempre em vista a formação de estudantes capazes de compreender não só os conceitos de Ecologia, mas também o método científico como um todo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48824
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
França, Heitor Ayres Belo.docx.pdf5,34 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons